Construções da Villa d'Este em Tivoli
Tivoli

Clima e temperatura em Tivoli

Veja como é o clima e temperatura em Tivoli ao longo do ano, escolha a temporada certa para programar sua viagem para a Itália e se planeje com antecedência. Acompanhe a matéria e confira como estará o tempo quando você estiver por lá.

Vista da cidade de Tivoli

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito em sua viagem à Itália. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à Itália. Agora, veja tudo sobre o clima e temperatura em Tivoli.

Como são o clima e a temperatura em Tivoli?

Em geral, a cidade de Tivoli costuma ter um clima bem agradável, com uma temperatura máxima de 32°C no verão e uma mínima de 2°C no inverno. Veja abaixo como é o clima e temperatura em Tivoli durante o ano todo, para saber quais meses que mais chove por lá. A linha vermelha é a temperatura média e as colunas azuis o volume de chuva.

Gráfico de temperaturas em Tivoli

1. Verão em Tivoli

Em Tivoli, o verão – de junho a setembro – é curto, quente e de céu quase sem nuvens. O dia mais quente do ano costuma ser em agosto e ter temperatura máxima de 32°C e mínima de 18°C. Como já dissemos, o céu costuma ficar aberto e as chuvas não caem tanto, portanto essa é uma ótima época para andar ao ar livre por lá.

  • Temperaturas: mínima de 18°C e máxima de 28°C.

Pessoas andando por rua de Tivoli

O que levar na mala para o verão em Tivoli?

Leve roupas frescas, como camisetas e shorts, mas também algum casaco fino para usar à noite, quando as temperaturas caem um pouco. Não se esqueça de incluir em sua mala chapéus, bonés, protetor solar ou bronzeador e garrafas d’água.

O que fazer no verão em Tivoli?

A nossa primeira dica para aproveitar o verão em Tivoli é tentar acordar bem cedo para ir às atrações a céu aberto enquanto o sol está mais fraco e as filas estão menores. Faça um animado passeio pelas vilas da região, que são muito charmosas e serviram de residência para antigos imperadores e governadores de Tivoli. Entre elas, está a Villa d’Este, que é um símbolo do renascimento italiano. É uma é uma residência elegante, bela e com jardins exuberantes.

Villa d’Este em Tivoli

Já a Villa Adriana, da época romana, remonta os tempos do Imperador Adriano e combina elementos arquitetônicos e artísticos do Egito, Grécia e Roma. Ela conta com diversos monumentos impressionantes, como o Teatro Marítimo, o Canopo, a Sala dos Filósofos e o Palácio Imperial. Outro lugar imperdível é a Villa Gregoriana, que está situada em um vale e possui uma linda cascata, várias igrejas e um centro histórico medieval bem charmoso.

Villa Adriana em Tivoli

Eventos no verão em Tivoli

  • Festa de San Lorenzo (agosto): essa celebração ao padroeiro da cidade acontece todos os anos, no dia 10 de agosto e traz muita festa e animação.
  • Inchinata (agosto): nos dias 14 e 15 de agosto, acontece essa festa religiosa. Ela remonta à Idade Média e conta com uma procissão, que celebra – segundo a tradição popular – um discurso entre a Virgem Maria e seu filho.

Feriados no verão em Tivoli

  • 02/06: Dia da República Italiana
  • 29/06: São Pedro e São Paulo
  • 15/08: Assunção de Nossa Senhora

Villa Gregoriana em Tivoli

2. Inverno em Tivoli

O inverno em Tivoli – de dezembro a março – é longo, fresco e de céu parcialmente encoberto. O dia mais frio do ano costuma ser em janeiro e ter uma temperatura média máxima de 11°C e mínima de 2°C. O bom é que as atrações não estarão lotadas de turistas e os preços ficam melhores. Apesar do frio intenso, raramente neva na cidade.

  • Temperaturas: mínima de 4°C e máxima de 13°C.

Pessoas agasalhadas e Rocca di Tivoli ao fundo

O que levar na mala para o inverno em Tivoli?

Roupas quentes, como calças, casacos grossos, roupas de lã e calçados fechados. Não se esqueça de levar também luvas, cachecóis e toucas.

O que fazer no inverno em Tivoli?

Durante o inverno, visite a Rocca di Tivoli, localizada no coração da cidade. Essa grande fortaleza foi construída em 1461, marcando o fim de um período caracterizado por fortes conflitos. O local abre apenas aos finais de semana e possui entrada gratuita, mas ainda assim vale muito a pena fazer o passeio com guias para conhecer esse monumento.

Rocca di Tivoli

Conheça a Catedral de Tivoli, dedicada a São Lourenço, também situada no centro da cidade. Ela é bastante charmosa e apresenta um estilo arquitetônico barroco. Essa igreja possui uma grande torre, que se destaca entre as construções de outros pontos turísticos em Tivoli. É um passeio tranquilo e muito interessante para fazer durante a sua viagem.

Catedral de Tivoli

Eventos no inverno em Tivoli

  • Carnaval de Tivoli (janeiro): essa festividade é organizada a partir de 17 de janeiro e remonta ao século XVI, quando aconteceu a expansão da cidade de Tivoli, sob a influência do Cardeal Hippolyte d’Este.
  • Festa de San Giuseppe Artigiano (março): em 19 de março, acontece um evento dedicado a São José, o artesão, e relacionado às exposições agrícolas.

Feriados no inverno em Tivoli

  • 08/12: Imaculada Conceição
  • 25/12: Natal
  • 26/12: Santo Estêvão
  • 01/01: Ano Novo
  • 06/01: Epifania

Estrutura da Rocca di Tivoli

3. Primavera e outono em Tivoli

A primavera em Tivoli – de março a junho – é bastante amena e conta com temperaturas agradáveis, por isso é considerada uma ótima época para conhecer a cidade. O índice de precipitação não é tão baixo quanto o do verão, mas as possibilidades não são tão altas como no inverno. Já no outono – de setembro a dezembro -, o clima começa a ficar um pouco mais frio e as chances de chuva aumentam muito, principalmente em novembro.

  • Temperaturas: mínima de 10°C e máxima de 20°C.

Flores e vista de Tivoli de fundo

O que levar na mala para a primavera e o outono em Tivoli?

Tanto a primavera quanto o outono marcam a transição de temperaturas. Então, leve tanto roupas quentes quanto mais leves. Além disso, a nossa dica é sempre deixar um casaco com você, pois as noites costumam ser mais frescas. No outono, leve guarda-chuvas ou capas de chuva, pois a precipitação é maior nessa época.

O que fazer na primavera e no outono em Tivoli?

Um ótimo passeio para fazer na primavera ou outono é visitar o Templo de Vesta em Tivoli. Suas ruínas estão localizadas na parte mais alta da cidade, com vista para as quedas do rio Aniene, que fazem parte da Villa Gregoriana. O local foi construído no início do século I a.C., com colunas numa forma variante da ordem coríntia, e proporciona uma bela vista aos seus visitantes.

Templo de Vesta em Tivoli

Outra sugestão para aproveitar essas estações do ano em Tivoli é ir a algum dos ótimos restaurantes da cidade e experimentar o melhor da culinária local. Alguns dos estabelecimentos que se destacam por lá são: o Ristorante Antiche Terme di Diana, o Ristorante Sibilla e o Taverna Quintilia. Todos estes estão abertos no almoço e no jantar.

Ristorante Sibilla em Tivoli

Eventos na primavera e outono em Tivoli

  • Festa das uvas (setembro): chamada “Sagra del Pizzutello”, essa festa foi fundada dia 2 de outubro de 1845, durante a visita do Papa Gregório XVI. Porém, desde 1933, é organizada a cada dois domingos de setembro.

Feriados na primavera e outono em Tivoli

  • 19/03: São José e Dia dos Pais
  • Primeiro domingo após a primeira lua cheia, geralmente em abril: Páscoa
  • Segunda-feira seguinte ao domingo de Páscoa: Segunda-feira do Anjo
  • 25/04: Dia da Liberdade
  • 01/05: Dia do Trabalhador
  • Segundo domingo de maio: Dia das Mães
  • 01/11: Dia de Todos os Santos
  • 02/11: Dia dos Fiéis Defuntos
  • 04/11: Dia da Unidade Nacional da Itália
  • 08/12: Imaculada Conceição

Vista de Tivoli

Chuvas em Tivoli

A temporada de chuvas em Tivoli acontece no outono, principalmente no mês de novembro. Porém, é difícil pegar uma época de chuva intensa. Ainda que possa chover um dia ou outro, é bem incomum. Então, não se preocupe, pois não é nada que atrapalhe o seu roteiro pela cidade. Veja abaixo um gráfico completo com acompanhamento mês a mês das chuvas em Tivoli:

Gráfico de chuvas em Tivoli

Qual a melhor época para conhecer Tivoli?

Para nós, a melhor época do ano para ir a Tivoli é a primavera. Nesse período, as temperaturas estão mais frescas e o fluxo de turistas não é tão intenso. Isso permite que você economize, já que os preços das passagens de avião e hospedagens estarão mais em conta, e aproveite mais as atrações na cidade, sem tantas filas.

Villa d'Este em Tivoli

O clima e a temperatura na Itália variam entre as cidades

Como o clima na Itália é bem variado, por causa de seu formato extenso, o clima em Tivoli não será exatamente igual ao tempo em outras cidades. Portanto, leia essa matéria geral de clima na Itália e saiba mais sobre esse assunto.

Casas em Tivoli

Muito mais dicas da Itália no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Itália, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Itália. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Como economizar muito na viagem à Itália

O Seguro Viagem é obrigatório para a Itália e Europa

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Itália

Agora que você já viu tudo sobre o clima e temperatura em Tivoli, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Itália é alugar um carro. Muitos brasileiros estão optando por alugar um carro na Itália para poder conhecer melhor todas as cidades, principalmente as da Toscana.

As estradas são lindas, você conhece várias cidades do interior e vilarejos, e pode fazer roteiros incríveis de carro como Roma, Milão, Florença, Pisa, Veneza, conhecer as belas praias da Costa Amalfitana, Siena, Lucca e explorar bem a Toscana. A Itália é um país em que alugar um carro é essencial. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Itália com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível com super comparadores de preços, os roteiros mais famosos e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Viagem de carro pela Toscana e Itália

Use seu celular à vontade na Itália e na Europa

Poder usar seu celular na Itália, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS, pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Itália nas redes sociais.

Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Roma, Florença, Veneza, Milão, Toscana e qualquer lugar da Itália. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o clima e temperatura em Tivoli quando estiver lá.

Celular para Itália e Europa

Veja outras matérias legais da Itália:

O que fazer em Roma: Principais atrações, passeios e lugares da cidade.
Guia da Toscana: Tudo o que você precisa saber sobre a Toscana.
Como levar dinheiro para Itália: Melhores formas de levar e comprar seus euros.
Dicas para viajar de trem pela Itália: Dicas, melhores empresas e passagens baratas.

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *