Italia, Roma, Veneza, Vaticano, O que fazer, Florença, Toscana

 


O que fazer em caso de perda ou roubo de passaporte na Itália


Saiba o que fazer em caso de perda ou roubo de passaporte na Itália, como resolver esta situação e onde ir para providenciar um novo documento. Mesmo quando se planeja uma viagem de forma bem detalhada, imprevistos podem sempre acontecer, como a perda ou roubo de passaporte. Este é o documento mais importante para quem está no exterior e por isso é muito importante ter zelo e cuidado, no entanto, se algum acidente acontecer é bom estar informado sobre como proceder. Acompanhe a matéria e confira todas as informações necessárias sobre este assunto.

Passaporte com passagens de avião

E, se você estiver planejando viajar para lá não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito na Itália. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Itália vai sair mais barata do que imagina e você poderá aproveitar ainda mais sua viagem. Agora veja tudo sobre perda ou roubo de passaporte na Itália.

O que fazer em caso de perda ou roubo de passaporte na Itália?

Depois de ser roubado ou de perceber que não está mais com seu documento, nos casos de perda ou furto, a dica é que a primeira coisa que você faça seja ir na delegacia registrar um boletim de ocorrência. Alertar as autoridades locais protegem você e seu documento contra uma possível falsificação, por exemplo. Não adianta ligar para a delegacia, é necessário comparecer no local. O segundo passo é iniciar o processo para adquirir um novo passaporte e ir até o Consulado-Geral do Brasil, caso você esteja em Roma ou em Milão. 

Consulado-Geral do Brasil em Roma

Se você estiver em alguma outra cidade e não tenha a possibilidade de se deslocar até esses locais, a sugestão é entrar em contato com o Consulado pelo telefone. No norte da Itália, a jurisdição é do Consulado de Milão e no centro ou no sul do país o responsável por solicitações é o Consulado de Roma. Lembrando que os consulados não funcionam aos finais de semanas e feriados. Caso você não vá mais passar por nenhum outro país e irá voltar para o Brasil em um voo sem escalas também tem a opção de solicitar a ABR (Autorização de Retorno ao Brasil). O documento é emitido de graça, mas demora 3 dias para ficar pronto.

Quanto custa, quando fica pronto e quais documentos eu preciso para tirar o passaporte?

O novo passaporte custa 120 euros e fica pronto no mesmo dia, a menos que ocorram falhas técnicas. No Consulado você precisará apresentar o boletim de ocorrência feito na Itália, uma fotografia 3x4 recente, comprovante de identidade original ou cópia autenticada, comprovante de estado civil, comprovante de quitação eleitoral e documento militar para cidadãos do sexo masculino. É sempre bom ter fazer uma cópia de todos esses documentos antes de sair Brasil e deixá-las em um local seguro durante sua viagem, por exemplo, no cofre do hotel.

Notas de euros

O Seguro Viagem é obrigatório para a Itália e Europa

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Itália

Agora que você já viu tudo sobre perda ou roubo de passaporte na Itália, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Itália é alugar um carro. Muitos brasileiros estão optando por alugar um carro na Itália para poder conhecer melhor todas as cidades, principalmente as da Toscana. As estradas são lindas, você conhece várias cidades do interior e vilarejos, e pode fazer roteiros incríveis de carro como Roma, Milão, Florença, Pisa, Veneza, conhecer as belas praias da Costa Amalfitana, Siena, Lucca e explorar bem a Toscana. A Itália é um país em que alugar um carro é essencial. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Itália com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível com super comparadores de preços, os roteiros mais famosos e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.


Viagem de carro pela Toscana e Itália

Use seu celular à vontade na Itália e na Europa

Poder usar seu celular na Itália, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Itália nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Roma, Florença, Veneza, Milão, Toscana e qualquer lugar da Itália. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre perda ou roubo de passaporte na Itália quando estiver lá.

Celular para Itália e Europa

Veja outras matérias legais da Itália:

O que fazer em RomaPrincipais atrações, passeios e lugares da cidade.
Guia da Toscana: Tudo o que você precisa saber sobre a Toscana.
Como levar dinheiro para Itália: Melhores formas de levar e comprar seus euros.
Dicas para viajar de trem pela Itália: Dicas, melhores empresas e passagens baratas.

Postar um comentário

 
Top