Italia, Roma, Veneza, Vaticano, O que fazer, Florença, Toscana

 


Saiba como utilizar ônibus e metrô na Itália


Veja como andar de transporte público na Itália, tire todas as suas dúvidas e se locomova sem mistérios ou imprevistos por qualquer uma das cidades do país. A maioria dos turistas opta por conhecer a cidade que está visitando utilizando o transporte público, que é uma opção prática e econômica. Apesar de ser um pouco intuitivo andar de ônibus e de metrô, cada país tem algumas particularidades com relação a esses meios de transporte. Acompanhe a matéria para saber exatamente como funciona o sistema de ônibus e metrôs na Itália. 

Estação de metrô em Roma na Itália

E, se você estiver planejando viajar para lá não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito na Itália. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Itália vai sair mais barata do que imagina e você poderá aproveitar ainda mais sua viagem. Agora veja tudo sobre como andar de transporte público na Itália.

Como andar de metrô na Itália

No Itália, o metrô é um meio de transporte moderno, rápido e eficaz, que está sempre passando por expansão ou reforma para atender melhor a população. Milão e Roma são as cidades que possuem as maiores redes de metrô do país, e outras cidades como Nápoles, Catânia e Gênova, também possuem o serviço, mas com uma rede de cobertura menor. Um bilhete unitário de metrô custa em torno de 1,70 euro e é possível também adquirir um passe mensal, que custa cerca de 37 euros.

Pessoas no metrô em Milão na Itália

Como andar de ônibus na Itália

As cidades menores da Itália não contam com metrôs, por isso a saída é utilizar os ônibus para se locomover. Diferente do Brasil, lá não é possível pagar pela sua viagem dentro do ônibus. Os bilhetes devem ser comprados antes do embarque, nas bancas de jornais ou tabacarias. Os pontos vão desde locais estruturados, com cobertura e bancos, até apenas simples placas nas calçadas. Seja qual for o caso, há sempre um cartaz pendurado em algum lugar informando quais ônibus passam por ali e em quais horários. É importante saber que após entrar no ônibus você deve procurar uma maquininha para carimbar sua passagem. Vez ou outra, um fiscal entra no ônibus checando os bilhetes e, caso você não tenha validado o seu, terá de pagar uma multa. Um bilhete unitário de ônibus custa em torno de 1,50 euro.

Ônibus em Milão na Itália

Como andar de bonde na Itália

Mais sustentáveis que os ônibus, os bondes circulam em algumas cidades do país para complementar a rede de metrô, mas nem sempre as linhas passam perto dos pontos turísticos e do centro, por isso, em algumas cidades como Roma, eles acabam sendo mais usados pelas moradores. Assim como acontece nos ônibus, você terá que carimbar seu bilhete em uma máquina quando entrar no bonde. Ter a passagem sem validar é sinônimo de multa. O preço do bilhete pode variar de 1,50 a 1,70 euro. 

Bonde em cidade da Itália

Como andar de trem na Itália

Na Itália, o serviço de trem funciona muito bem e costuma ser de ótima qualidade, por isso a maioria dos moradores e turistas utiliza este meio de transporte para se locomover entre regiões e cidades italianas. A Trenitalia é a maior responsável por operar as linhas de trens no país e possui frotas bem rápidas, como a La Freccia. Leia também nossa matéria sobre como andar de trem na Itália e confira tudo sobre o assunto.

Trens na Estação Central de Milão

Tipos de bilhetes

Na maioria das cidades, um único bilhete pode ser usado no metrô, ônibus e bonde. Em Roma, por exemplo, se você comprar um bilhete de 1,50 euro terá o direito de trocar de meio transporte quantas vezes quiser durante 75 minutos desde sua validação. Existe também o bilhete diário, que custa 6 euros; o de 3 dias, que custa 18 euros e o semanal de 24 euros.

Pessoa validando seu bilhete

O Seguro Viagem é obrigatório para a Itália e Europa

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Itália

Agora que você já viu tudo sobre como andar de transporte público na Itália, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Itália é alugar um carro. Muitos brasileiros estão optando por alugar um carro na Itália para poder conhecer melhor todas as cidades, principalmente as da Toscana. As estradas são lindas, você conhece várias cidades do interior e vilarejos, e pode fazer roteiros incríveis de carro como Roma, Milão, Florença, Pisa, Veneza, conhecer as belas praias da Costa Amalfitana, Siena, Lucca e explorar bem a Toscana. A Itália é um país em que alugar um carro é essencial. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Itália com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível com super comparadores de preços, os roteiros mais famosos e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Viagem de carro pela Toscana e Itália

Use seu celular à vontade na Itália e na Europa

Poder usar seu celular na Itália, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Itália nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Roma, Florença, Veneza, Milão, Toscana e qualquer lugar da Itália. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre como andar de transporte público na Itália quando estiver lá.

Celular para Itália e Europa

Veja outras matérias legais da Itália:

O que fazer em RomaPrincipais atrações, passeios e lugares da cidade.
Guia da Toscana: Tudo o que você precisa saber sobre a Toscana.
Como levar dinheiro para Itália: Melhores formas de levar e comprar seus euros.
Dicas para viajar de trem pela Itália: Dicas, melhores empresas e passagens baratas.

Postar um comentário

 
Top