Italia, Roma, Veneza, Vaticano, O que fazer, Florença, Toscana

 


Confira um passo a passo para se casar na Itália


Saiba como se casar na Itália, quanto a cerimônia pode custar, quais documentos são necessários e qual a melhor maneira de organizar esse dia tão especial. Por ser muito romântico e cheio de cenários encantadores, esse país tem sido muito procurado por noivos de todo o mundo que querem oficializar sua união por lá. Apesar de parecer uma aventura complicada, é possível realizar esse sonho de maneira simples. Acompanhe a matéria e tenha todas as informações necessárias sobre o tema.

Noivos na Piazzale Michelangelo em Florença na Itália

E, se você estiver planejando viajar para lá não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito na Itália. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Itália vai sair mais barata do que imagina e você poderá aproveitar ainda mais sua viagem. Agora veja tudo sobre como se casar na Itália.

Como se casar na Itália


Planejamento

É recomendável que o casal que queria se casar na Itália comece a se planejar com mais ou menos 1 ano de antecedência. As cerimônias católicas são realizadas em igrejas e as civis acontecem na prefeitura. Apesar de não parecer muito atrativo, a maioria das prefeituras italianas estão localizadas em lindos castelos, vilas ou palácios.  No entanto, se seu sonho é se casar ao ar livre, veja com a autoridade encarregada se existe essa possibilidade ou você pode optar por fazer uma cerimônia laica, que é muito escolhida por casais ateus ou de religiões diferentes. É importante dizer também que você não precisa realizar necessariamente as duas cerimônias no país, é possível fazer uma cerimônia civil no Brasil e uma religiosa na Itália. As leis gerais do casamento funcionam basicamente da mesma forma por toda Itália, mas algumas cidades podem ter menos exigências do que outras. Lembrando que se você já se casou anteriormente, precisa ter se divorciado há pelo menos 300 dias antes de se casar na Itália. 

Documentos

Providenciar toda documentação necessária é, provavelmente, a parte mais trabalhosa, de todo o processo para se casar na Itália. Para realizar a cerimônia civil no país, o primeiro passo é ter em mãos a sua certidão de nascimento original e do seu noivo ou noiva também. Depois disso, você precisará providenciar a ata notarial na embaixada ou consulado italiano aqui no Brasil. Esse documento é uma declaração na qual você afirma que não tem nenhum empecilho para se casar na Itália e é preciso ter duas testemunhas maiores de 18 anos. Quando chegar na Itália, os noivos deverão se apresentar em consulado do Brasil lá para certificar os documentos preparados aqui e solicitar o Nulla Osta, uma certidão juramentada declarando que você está legalmente apto a se casar com alguém. O serviço fica pronto no mesmo dia mediante o pagamento de uma taxa de 16 euros. Já para a cerimônia religiosa, é obrigatório que o casal já tenha se casado civilmente no Brasil, que nenhum dos noivos tenha se casado anteriormente e que os dois tenham realizado todos os sacramentos. Quanto à parte burocrática os documentos necessários são: o certificado de casamento civil, com tradução juramentada, e um certificado original de todos os sacramentos que deve ser enviado pelo padre de sua paróquia para a arquidiocese da cidade que você irá se casar. Além disso, duas testemunhas batizadas devem estar presentes.

Orçamento

Como a cerimônia ocorrerá em outro continente, o número de convidados costumar ser pequeno e consequentemente o casamento no exterior pode acabar saindo um pouco mais em conta que uma festa tradicional no Brasil. Uma cerimônia para cerca de 30 convidados pode custar de 5 a 8 mil euros, incluindo locação do espaço, buffet completo, DJ, decoração e o bolo de casamento.

O Seguro Viagem é obrigatório para a Itália e Europa

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Itália

Agora que você já viu tudo sobre como se casar na Itália, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Itália é alugar um carro. Muitos brasileiros estão optando por alugar um carro na Itália para poder conhecer melhor todas as cidades, principalmente as da Toscana. As estradas são lindas, você conhece várias cidades do interior e vilarejos, e pode fazer roteiros incríveis de carro como Roma, Milão, Florença, Pisa, Veneza, conhecer as belas praias da Costa Amalfitana, Siena, Lucca e explorar bem a Toscana. A Itália é um país em que alugar um carro é essencial. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Itália com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível com super comparadores de preços, os roteiros mais famosos e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.


Viagem de carro pela Toscana e Itália

Use seu celular à vontade na Itália e na Europa

Poder usar seu celular na Itália, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Itália nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Roma, Florença, Veneza, Milão, Toscana e qualquer lugar da Itália. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre como se casar na Itália quando estiver lá.

Celular para Itália e Europa

Veja outras matérias legais da Itália:

O que fazer em RomaPrincipais atrações, passeios e lugares da cidade.
Guia da Toscana: Tudo o que você precisa saber sobre a Toscana.
Como levar dinheiro para Itália: Melhores formas de levar e comprar seus euros.
Dicas para viajar de trem pela Itália: Dicas, melhores empresas e passagens baratas.

Postar um comentário

 
Top