Italia, Roma, Veneza, Vaticano, O que fazer, Florença, Toscana

 


Saiba como funciona o sistema de gorjetas em Roma 


Veja mais sobre como funciona o sistema de gorjetas em Roma, na Itália. Ao programar uma viagem para o exterior uma das principais coisas que você deve pensar é nos hábitos e costumes das pessoas que vivem por lá; seja com relação aos cumprimentos, por exemplo, ou até no simples gesto de dar um "trocado" para um funcionário que lhe prestar algum serviço. Acompanhe a matéria, veja como isso funciona em Roma e aproveite para se inteirar ainda mais sobre algumas das maneiras utilizadas na cidade. 


Quando dar gorjeta em Roma 

No Brasil, dar uma gorjeta para o garçom em um restaurante ou a um funcionário que se responsabiliza por olhar o carro é quase que uma tradição entre a maioria dos moradores. Assim como os brasileiros na Europa também há esse mesmo procedimento, porém de forma diferenciada. Qualquer pessoa que estiver em Roma, por exemplo; ou alguma outra cidade da Itália pode dar uma gorjeta, mas sem que isso seja algum tipo de obrigação ou dever. Uma das curiosidades por lá é que nem as pessoas que recebem e muito menos as que dão tem a expectativa de recebimento ou oferta pelo "trocado". Portanto, se você for até a cidade italiana e não souber se deve ou não fornecer um dinheirinho como ajuda para o funcionário a dica de ouro é que use sempre o bom senso e veja se aquilo é ou não da sua vontade. Aproveite também para ler a matéria sobre como economizar na Itália com ótimas sugestões para a sua economia por lá. 

Quando dar gorjeta em Roma

Quanto dar de gorjeta em Roma 

Com relação ao quanto dar de gorjeta em Roma isso é certamente opcional de cada pessoa. Na Europa; uma simples moeda de 1 euro já significa alguma coisa, portanto não se preocupe em fornecer altíssimas quantias que isso não será necessário por lá. Uma das coisas importantes a se saber sobre a questão das gorjetas é que os restaurantes, assim como no Brasil, já as incluem na conta cobrando os 10% do serviço dos garçons, portanto atente-se a isso para não cometer qualquer gafe quando estiver visitando a cidade. Caso queira optar por alugar um carro para ter mais conforto e praticidade na sua viagem por Roma não deixe de conferir a matéria e veja como esse sistema funciona por lá. 


Seguro viagem obrigatório para Itália e Europa

Uma dica que reforçamos para todos que estão planejando ir à Itália é que não se esqueça que o Seguro Viagem é obrigatório para viajar para a Europa. Veja nossa matéria do Seguro obrigatório para Europa com tudo o que você precisa saber sobre ele e dicas imperdíveis para fazer um excelente seguro por um preço incrível.

Veja outras matérias imperdíveis para quem vai viajar à Roma e à Itália:
O que fazer em RomaPrincipais atrações, passeios e lugares da cidade.
Onde ficar em Roma: Melhores regiões para se hospedar em Roma.
Pontos turísticos de RomaOs principais lugares turísticos da cidade.

Postar um comentário

 
Top