Italia, Roma, Veneza, Vaticano, O que fazer, Florença, Toscana

 



Conheça os Museus Capitolinos de Roma


Conheça o complexo de Museus Capitolinos em Roma. Roma é uma cidade muito rica em história e cultura, portanto por lá o que não falta são lugares majestosos para você curtir e apreciar. Dentre estes locais, por exemplo, se encontra o Museus Capitolinos, que além de muito famoso abriga um contexto importantíssimo para a cidade e a Itália. Acompanhe a matéria, leia mais sobre ele e veja porque este atrativo não pode ficar de fora da sua programação.

Museus Capitolinos em Roma

E, se você estiver planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito na Itália. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Itália vai sair mais barata do que imaginava e você poderá aproveitar ainda mais sua viagem. Agora veja tudo sobre os Museus Capitolinos em Roma.

Sobre os Museus Capitolinos em Roma

Os Museus Capitolinos são um conjunto de palácios antigos na capital da Itália que estão localizados no alto da colina Capitólio, em Roma, em torno de uma linda praça redesenhada por Michelangelo há mais de 400 anos. Os museus Capitolinos ou Museu Capitolino, como também pode ser chamado, é dividido em 6 espaços: Palácio dos Conservadores, Palácio dos Senadores, Palácio Clementino-Caffarelli, Palácio Novo, Galeria Lapidaria e Central Montemartini. A coleção dos museus é majestosa e abriga obras de diversos períodos da história da arte. Os museus estão na lista dos mais visitados da Europa. O Museu Capitolino foi fundado em 1733 e abriu as portas ao público no ano seguinte. Hoje, tornou-se parada obrigatória aos milhões de turistas que vão a Roma todos os anos.

Museus Capitolinos


Palácio dos Senadores no Museus Capitolinos em Roma

O Palácio dos Senadores é o mais antigo dos palácios que fazem parte dos Museus Capitolinos. Construído ao longo dos séculos XII e XIII ele tem como artista que interviu em sua arquitetura o famoso e conhecidíssimo Michelangelo. O prédio do palácio lembra uma fortaleza e foi edificado sobre as ruínas do antigo Tabulário de Roma. Hoje, o espaço abriga um rico acervo de relíquias encontradas da Roma Antiga dos templos de Vespasiano e de Tito.

 Palácio dos Senadores no Museus Capitolinos em Roma

Palácio dos Conservadores no Museus Capitolinos em Roma

O Palácio dos Conservadores, que teve sua construção iniciada século XV, abriga diversas salas de exposição com um rico acervo. Entre os espaços com destaque estão: o pátio central, onde está a estátua de Constantino feita em mármore, os apartamentos dos Conservadores, compostos de inúmeras salas e salões, a Sala dos Capitães e a Sala da Loba, onde está a estátua em bronze da Loba que faz alusão a lenda da criação de Roma e muito mais.

 Palácio dos Conservadores no Museus Capitolinos em Roma

Palácio Clementino-Caffarelli no Museus Capitolinos em Roma

O Palácio Clementino-Caffarelli foi inserido ao complexo dos Museus em 2000. Entre as obras expostas neste belo espaço estão: quadros com destaque a Sala dos Afrescos e o Gabinete de Medalhas de uma coleção gigantesca de moedas, medalhas e joias da Roma Antiga até os tempos de hoje e outras. Aproveite para ler nossa matéria sobre o que fazer em Roma com lugares imperdíveis para você explorar na cidade.

 Palácio Clementino-Caffarelli no Museus Capitolinos em Roma

Palácio Novo no Museus Capitolinos em Roma

O Palácio Novo é considerado o palácio gêmeo do Palácio dos Conservadores. Em seu acervo estão expostas em uma sala gigante cheia de estátuas obras do Antigo Egito, sendo a estátua da esfinge a mais bela delas. Há também a Sala das Palomas e a Galleria que reúne diversos bustos, estátuas e placas de inscrições antigas. A Galeria Lapidaria está instalada em uma galeria que foi escavada abaixo da Praça do Capitólio e interliga os palácios do Museu. No espaço estão expostos milhares de epígrafes gregas e latinas que remetem ao cotidiano de Roma nos tempos antigos. Há também diversos objetos da Antiguidade expostos ao longo da galeria.

 Palácio Novo no Museus Capitolinos em Roma

Centrale Montemartini no Museus Capitolinos em Roma

A Centrale Montemartini é o único espaço que não está no topo do Capitólio. A Central encontra-se localizada em uma antiga usina elétrica na Via Ostiense, perto da Basílica de São Paulo. Em sua coleção estão centenas de estátuas que mantinham-se expostas nos palácios, mas com a reforma que houve nos anos 90 parte do acervo foi transferido para a Centrale Montemartini. Entre as salas de destaque do local estão a Sala das Máquinas e a Sala das Colunas. Para chegar até a Piazza del Campidoglio pode-se pegar uma das linhas de ônibus (44, 46, 64, 70, 81 e 110) ou descer na Estação Colosseo (metrô - linha B) e caminhar cerca de 10 minutos até os museus. O ingresso pode ser adquirido no site ou nos Museus Capitolinos, mais exatamente no térreo do Palazzo dei Conservatori.

 Centrale Montemartini no Museus Capitolinos em Roma

O Seguro Viagem é obrigatório para a Itália e Europa

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Roma

Agora que você já viu tudo sobre Museus Capitolinos, uma dica legal e que faz a diferença na viagem à Roma é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. A cidade é grande até e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Roma, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Roma.

Aluguel de carro em Roma

E outra dica importante é que alguns pontos turísticos, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Itália é alugar um carro. Muitos brasileiros estão optando por alugar um carro na Itália para poder conhecer melhor todas as cidades, principalmente as da Toscana. As estradas são lindas, você conhece várias cidades do interior e vilarejos, e pode fazer roteiros incríveis de carro como Roma, Milão, Florença, Pisa, Veneza, conhecer as belas praias da Costa Amalfitana, Siena, Lucca e explorar bem a Toscana. A Itália é um país em que alugar um carro é essencial. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Itália com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível com super comparadores de preços, os roteiros mais famosos e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Use seu celular à vontade em Roma e na Europa

Poder usar seu celular em Roma, na Itália, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Itália nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Roma, Florença, Veneza, Milão, Toscana e qualquer lugar da Itália. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre os Museus Capitolinos em Roma para quando estiver lá.

Usar o celular em Roma

Dicas dos ingressos das atrações de Roma e da Itália

Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Roma é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para Roma e Itália todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço. Para todas as principais atrações como o Coliseu, Fórum Romano, Vaticano e os principais museus de Roma, você precisará comprar os ingressos para poder entrar.

Veja outras matérias de Roma e da Itália:

O que fazer em Roma: Principais atrações, passeios e lugares da cidade.
Guia da Toscana: Tudo o que você precisa saber sobre a Toscana.
Pontos turísticos de Roma: Os principais lugares turísticos da cidade.
Dicas para viajar de trem pela Itália: Dicas, melhores empresas e passagens baratas.

Postar um comentário

 
Top