Milão

Clima e temperatura em Milão

Confira como é o clima e a temperatura em Milão, com todas as informações sobre o tema em cada estação do ano, para você planejar bem a sua viagem. A cidade de Milão, na Itália, tem um clima muito variado e temperaturas diferentes durante o ano todo. Sendo assim, é fundamental que você saiba como será o tempo quando for viajar para lá, para poder se planejar.

Vista do Hotel Cavour no outono em Milão

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito em sua viagem à Itália. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à Itália. Agora, veja tudo sobre o clima e temperatura em Milão.

Como são o clima e a temperatura em Milão?

Milão pode ter invernos bastante rigorosos e verões muito quentes. Independente do clima de Milão a cidade é linda de se conhecer em qualquer época do ano. Programe-se, pois as chances de curtir muito por lá são enormes. Veja como é a temperatura e o clima de Milão durante o ano todo. A linha vermelha é a temperatura máxima e azul a temperatura mínima:

Gráfico de temperatura em Milão mês a mês

1. Verão em Milão

Em junho, julho e agosto, que é época de férias e alta temporada, são os meses mais quentes do ano em Milão. O verão na cidade é quente e úmido, porém costuma ter um clima agradável. Durante um período entre julho e agosto, faz muito calor, com as temperaturas máximas podendo chegar a 37°C. Então, hidrate-se bem e vá preparado.

  • Temperaturas: mínima de 17°C e máxima de 29°C.

Piazza Duomo no Verão em Milão

O que levar na mala para o verão em Milão?

Leve roupas frescas, como camisetas e shorts, mas também algum casaco fino para usar à noite, quando as temperaturas caem um pouco. Não se esqueça de incluir em sua mala chapéus, bonés, protetor solar ou bronzeador e garrafas d’água.

O que fazer no verão em Milão?

Como a maioria dos passeios em Milão é a céu aberto e você vai andar muito a pé pela cidade, se prepare para ficar bastante debaixo do sol. Tome muita água e tente acordar bem cedo, para aproveitar os lugares enquanto o sol é bem mais fraco e não tem fila nenhuma. Fazendo isso, quando o sol começar a apertar e os pontos turísticos a encher, você já terá terminado seu passeio. Aproveite, também, para almoçar em um dos melhores restaurantes em Milão.

Restaurante La Veranda em Milão

Separe a sua manhã e tarde para visitar lugares a céu aberto, como a Piazza del Duomo. Ela é considerada uma das principais praças da Itália e o ponto central de Milão. Nessa praça, você encontra diversas atrações, como a imperdível Catedral de Milão, também chamada Duomo de Milão. A noite em Milão, durante o verão, é uma delícia para passear e conhecer a cidade. Procure jantar em restaurantes que ficam nas praças, ao ar livre, e divirta-se.

Piazza del Duomo em Milão

Eventos no verão em Milão

  • Taste of Milano (junho): é um dos festivais gastronômicos mais deliciosos dessa cidade.
  • Milano Summer Festival (junho): festival de música, que traz shows de grandes nomes de diversos gêneros musicais.
  • Festivais de verão (julho): nesse mês, costumam acontecer muitos festivais, shows e concertos, principalmente pela presença dos dias de férias e verão na cidade.

Feriados no verão em Milão

  • 02/06: Dia da República Italiana
  • 29/06: São Pedro e São Paulo
  • 15/08: Assunção de Nossa Senhora

Milano Summer Festival em Milão

2. Inverno em Milão

Nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, Milão tem seus meses de inverno mais frios do ano e a temperatura varia de -3°C a 8°C. É comum por lá você ver geadas e nevoeiros. O inverno de Milão é um dos mais gelados da Itália, muito mais frio que em Roma e Veneza, que dificilmente passam do 0°C.

  • Temperaturas: mínima de -3°C e máxima de 8°C.

Inverno na Piazza Duomo em Milão

O que levar na mala para o inverno em Milão?

Roupas quentes, como calças, casacos grossos, roupas de lã e calçados fechados, inclusive próprios para a neve. Não se esqueça de levar também luvas, cachecóis e toucas.

O que fazer no inverno em Milão?

Conheça os museus em Milão, que são repletos de história e arte. A Pinacoteca de Brera, por exemplo, está localizada no Palácio de Brera e conta com pinturas, afrescos e outras obras de artistas famosos. Já o Palácio Real surgiu inicialmente para ser a sede administrativa e residência da realeza em Milão e tornou-se, atualmente, um verdadeiro centro cultural.

Vista do Palácio Real em Milão

Outro passeio legal para fazer durante o inverno em Milão é no Castelo Sforzesco. Este é um dos monumentos mais importantes da cidade e abriga diversos museus: Pinacoteca, Museu de Arte Antiga, Museu dos Instrumentos Musicais e outros. À noite, você também pode assistir a um espetáculo no Teatro Scala, um local que chama a atenção desde a estrutura de seu edifício.

Castelo Sforzesco em Milão

Eventos no inverno em Milão

  • Mercados de Natal (dezembro): nessa época do ano, a cidade recebe mercados natalinos típicos e presépios encantadores.
  • Festa da Befana (janeiro): é o encerramento das comemorações de Natal e de final do ano. Befana é o nome popular dado a Epifania, data considerada feriado em toda a Itália. É representado pela figura de uma bruxa com sua vassoura.
  • Carnaval (fevereiro): traz eventos por toda a cidade. Segue o Rito Ambrosiano e costuma ser celebrado uma semana após o Carnaval de Veneza, que acontece em fevereiro ou março.

Feriados no inverno em Milão

  • 25/12: Natal
  • 26/12: Santo Estêvão
  • 01/01: Ano Novo
  • 06/01: Epifania

Natal em Milão

3. Primavera e outono em Milão

Em março, abril, maio, setembro, outubro e novembro, o clima de Milão se torna mais agradável. Essa é uma das melhores épocas do ano para viajar a Milão, porque você sente um pouco de cada estação, inverno e verão. Como o inverno é muito frio e o verão é muito quente, esses meses que ficam entre os dois têm o clima ideal e bem agradável para viajar para lá e conhecer bem seus lugares turísticos.

  • Temperaturas: mínima de 7°C e máxima de 23°C.

Flores da Primavera em Milão

O que levar na mala para a primavera e o outono em Milão?

Tanto a primavera quanto o outono marcam a transição de temperaturas. Então, leve tanto roupas quentes quanto mais leves. Além disso, a nossa dica é sempre deixar um casaco com você, pois as noites costumam ser mais frescas. No outono, leve guarda-chuvas ou capas de chuva, pois a precipitação é maior nessa época.

O que fazer na primavera e no outono em Milão?

Um dos melhores pontos turísticos em Milão para conhecer nessas épocas de clima ameno é o Parque Sempione. Esse antigo jardim do Castelo Sforzesco foi reformado e atualmente, é um dos principais parques da cidade. É o lugar ideal para caminhar e relaxar em meio a uma bela área verde. E se quiser ter uma visão incrível dessa área, você pode subir no Prédio Triennale.

Parque Sempione em Milão

Outro parque imperdível em Milão é o Giardini Pubblici Indro Montanelli, mais conhecido como Giardini Pubblici di Porta Venezia. Ele fica na avenida Corso Venezia e conta com áreas bem legais para crianças, um parque de diversões, o Museu da História Natural e um planetário. Visite também a igreja Santa Maria delle Grazie, onde está a obra Última Ceia, de Leonardo da Vinci, e outras pinturas belíssimas.

Igreja Santa Maria delle Grazie em Milão

Eventos na primavera e outono em Milão

  • Semana da Moda de Milão (fevereiro e março / outubro e novembro): esse famoso evento em Milão é realizado semestralmente e traz as coleções de moda primavera/verão e outono/inverno de cada ano, em desfiles com peças de estilistas mundialmente reconhecidos.
  • Milano Marathon (abril): maratona ao redor da cidade de Milão.
  • Salão do Móvel (abril): traz móveis incríveis e todas as inovações em design.
  • Piano City (maio): três dias de muita música, com mais de 300 shows espalhados pela cidade, sendo diversos deles gratuitos.
  • Festival de Cinema de Milão (outubro): o Milano Film Festival é um dos eventos mais importantes da Itália desse segmento. Ele expõe curtas-metragens contemporâneos e inovadores.
  • MiTo (outubro): festival de música.
  • Festival de Música de Milão (novembro): traz grandes nomes da música contemporânea em um evento bastante animado.

Feriados na primavera e outono em Milão

  • 19/03: São José e Dia dos Pais
  • Primeiro domingo após a primeira lua cheia, geralmente em abril: Páscoa
  • Segunda-feira seguinte ao domingo de Páscoa: Segunda-feira do Anjo
  • 25/04: Dia da Liberdade
  • 01/05: Dia do Trabalhador
  • Segundo domingo de maio: Dia das Mães
  • 01/11: Dia de Todos os Santos
  • 02/11: Dia dos Fiéis Defuntos
  • 04/11: Dia da Unidade Nacional da Itália
  • 08/12: Imaculada Conceição

Festival de Cinema de Milão (Milano Film Festival)

Chuvas em Milão

A temporada de chuvas em Milão acontece no outono, principalmente no mês de outubro. Porém, é difícil pegar uma época de chuva intensa. Ainda que possa chover um dia ou outro, é bem incomum. Então, não se preocupe, pois não é nada que atrapalhe o seu roteiro pela cidade. Veja abaixo um gráfico completo com acompanhamento mês a mês das chuvas em Milão:

Gráfico de precipitação e chuvas em Milão

Qual a melhor época para conhecer Milão?

Se tivéssemos que escolher uma época do ano para conhecer Milão, sem dúvidas, marcaríamos a viagem para a primavera. Essa estação do ano, que vai de 21 de março até 20 de junho, é tida como “média temporada”, o que quer dizer que a quantidade de turistas na cidade é bem mais agradável, bem como os preços de passagens aéreas e hospedagem. Outro ponto que vale a pena destacar é que o clima também é ótimo, sem o calor intenso ou muita chuva.

Rua no bairro Brera em Milão

O clima e a temperatura na Itália variam entre as cidades

Como o clima na Itália é bem variado, por causa de seu formato extenso, o clima em Milão não será exatamente igual ao tempo em outras cidades. Portanto, leia essa matéria geral de clima na Itália e saiba mais sobre esse assunto.

Bellagio em Milão

Muito mais dicas da Itália no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Itália, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Itália. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Como economizar muito na viagem à Itália

O Seguro Viagem é obrigatório para a Itália e Europa

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Use seu celular à vontade em Milão e na Europa

Poder usar seu celular em Milão, na Itália, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Itália nas redes sociais.

Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Roma, Florença, Veneza, Milão, Toscana e qualquer lugar da Itália. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o clima e temperatura em Milão quando estiver lá.

Celular para Itália e Milão

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Milão

Agora que você já viu tudo sobre o clima e temperatura em Milão, uma dica legal e que faz a diferença na viagem a Milão é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. A cidade é grande e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares.

Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Milão, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Milão.

Vista do centro de Milão do alto do Duomo de Milão

E outra dica importante é que alguns pontos turísticos, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Itália é alugar um carro. Muitos brasileiros estão optando por alugar um carro na Itália para poder conhecer melhor todas as cidades, principalmente as da Toscana.

As estradas são lindas, você conhece várias cidades do interior e vilarejos, e pode fazer roteiros incríveis de carro como Roma, Milão, Florença, Pisa, Veneza, conhecer as belas praias da Costa Amalfitana, Siena, Lucca e explorar bem a Toscana. A Itália é um país em que alugar um carro é essencial. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Itália com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível com super comparadores de preços, os roteiros mais famosos e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Carro na estrada

Dicas dos ingressos das atrações de Milão e da Itália

Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Milão é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas.

Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para Milão e Itália todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço. Para as principais atrações de Milão como o Museu La Scala e Teatro, Catedral Duomo de Milão, o ônibus turístico Hop On Hop Off, a Galeria de Imagens Brera e o Codex Atlanticus, você precisará comprar os ingressos para poder entrar.

Catedral de Milão

Veja outras matérias imperdíveis de Milão e da Itália:

O que fazer em Milão: Principais atrações, passeios e lugares da cidade.
Pontos turísticos de Milão: Os principais lugares turísticos da cidade.
Dicas para viajar de trem pela Itália: Dicas, melhores empresas e passagens baratas.

Tags:

Um comentário

  1. Adorei as dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *