Italia, Roma, Veneza, Vaticano, O que fazer, Florença, Toscana

 


Como é o clima e a temperatura em Roma


A cidade de Roma, na Itália, tem um clima muito variado e temperaturas diferentes durante o ano. Veja como será o tempo quando você for viajar para lá, para poder se planejar e saber o que levar na mala. Roma pode ter invernos bastante rigorosos e verões muito quentes, assim como o resto da Itália. Em relação à chuva, é difícil pegar uma época de chuva intensa, que geralmente acontece durante um dia ou o outro, mas é bem incomum. Independente do clima de Roma, a cidade é linda de se conhecer em qualquer época do ano. A Itália é um país que precisa de um planejamento especial, pois vamos falar um pouco do clima em Roma, mas é legal você pesquisar depois cidade por cidade para não ter surpresas, pois o clima na Itália é bem variado por causa de seu formato extenso e em Florença ou Milão não vai ser exatamente igual ao clima em Roma.

O clima em Roma - Verão

Veja como é a temperatura e o clima de Roma durante o ano todo. A linha vermelha é a temperatura máxima e azul a temperatura mínima:

O clima de Roma

Verão em Roma

E em Junho, Julho e Agosto, que é época de férias e alta temporada, são os meses mais quentes do ano em RomaA temperatura máxima atinge a faixa dos 32°C e mínima de 19°C. Nós brasileiros já estamos acostumados com essas altas temperaturas e com o verão, mas mesmo assim é bom ir preparado, pois esses meses de Julho e Agosto tem um clima muito quente e a temperatura muito alta, com sol forte o dia todo. Como a maioria dos passeios em Roma são a céu aberto e você vai andar muito a pé pela cidade, se prepare para andar bastante debaixo do sol, tome bastante água, leve um boné ou chapéu, e tente acordar bem cedo para aproveitar os lugares enquanto o sol é bem mais fraco e não tem fila nenhuma. Quando o sol começar a apertar e os pontos turísticos a encher, você já terá terminado seu passeio e pode aproveitar para almoçar em um restaurante com um bom ar condicionado e se recuperar para o resto do dia. A noite em Roma durante o verão é uma delícia para passear e conhecer a cidade. Procure jantar em restaurantes que ficam nas praças, ao ar livre.  E não estranhe de ver as pessoas se refrescando nas diversas fontes espalhadas pela cidade, como a fonte localizada da Piazza Navona, pois é normal.


Clima de Roma - Plaza Navona

Inverno em Roma

Nos meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro, Roma tem seus meses de inverno mais frios do ano, e a temperatura varia de 3°C a 15°C. É comum você ver geadas e nevoeiros. Assim como no verão, fica um pouco cansativo andar o dia inteiro com o vento gelado no rosto, então se prepare e se planeje para fazer pausas entre os passeios. Se você vai viajar para lá no inverno, leve roupas de frio, pois você usará bastante. Inclusive gorros e luvas. 

O clima em Roma - Inverno

Primavera e Outono em Roma

Em Março, Abril, Maio, Setembro, Outubro e Novembro, o clima de Roma se torna mais agradável, as temperaturas não passam de 27°C e tem miníma de 10°C, sendo uma época nem tão fria nem tão quente. É uma das melhores épocas do ano para se viajar para Roma porque você sente um pouco de cada estação, inverno e verão. Como o inverno é muito frio, e o verão é muito quente, esses meses que ficam entre os dois tem o clima ideal e bem agradável para viajar para lá e conhecer bem os lugares turísticos.

Como economizar muito na Itália

Não deixe de ver a matéria de como economizar muito na Itália com dicas incríveis para você economizar muito em sua viagem. São dicas excelentes para economizar em todo o planejamento de sua viagem, nas reservas que precisa fazer e quando estiver lá na Itália. 


Veja outras matérias imperdíveis para quem vai viajar à Itália:
Como economizar muito na Itália: Dicas incríveis para economizar na Itália.
Onde ficar em Roma: Melhores regiões para se hospedar em Roma.
O que fazer em RomaLugares imperdíveis para conhecer em Roma.  

Postar um comentário

  1. Ola. Boa tarde. Preciso de uma dica. farei Rio X Paris com conexão em Roma. So que terei 55 min para fazer imigração e correr para o embarque Roma x Paris. Saindo da imigração sabe para qual terminal devo correr? Tem q pegar transporte de um terminal a outro? Estou tensa com isso e com medo de perder o vôo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dilma, o tempo é bem apertado mesmo. O terminal já deve estar especificado na sua passagem, dá uma olhada lá. A imigração geralmente é rápida em Roma e o aeroporto não é tão grande como o de Milão, por exemplo, mas é grande sim. Tente sair o mais rápido possível do avião e no caminho para a imigração passar o máximo de pessoas, que é onde você vai ganhar mais tempo. Não tem muito segredo, tudo vai depender muito se o voo vai atrasar, adiantar, a imigração vai estar cheia... Passamos por isso na Espanha esse ano, tínhamos 50 minutos entre os voos, e conseguimos chegar a tempo sim. Boa sorte!

      Excluir

 
Top