Italia, Roma, Veneza, Vaticano, O que fazer, Florença, Toscana

 


Saiba como é o clima e o tempo na Itália


Veja como é o clima e o tempo na Itália. A temperatura e o clima variam bastante conforme cada região. Pela Itália ter um terreno geográfico muito variado, com praias de um lado e grandes alpes e montanhas do outro, você pode encontrar no mesmo período um clima frio nas montanhas e um clima quente nas praias, perto do litoral e do Mar Mediterrâneo. Você pode viajar para Roma com um clima bem quente e, no mesmo dia, chegar em Milão com muito frio. Por isso, a Itália é um país que precisa de um planejamento especial. Vamos falar um pouco do clima na Itália de forma geral, mas é legal você pesquisar depois cidade por cidade para não ter surpresas na sua viagem. O clima em Roma, por exemplo, não vai ser exatamente igual ao clima em Veneza nem ao clima de Milão em várias épocas do ano.

Clima e temperatura na Itália

E, se você for viajar para lá não deixe de ver a matéria de como economizar muito na Itália, com dicas incríveis para você economizar muito em toda sua viagem. São dicas excelentes para economizar em todo o planejamento de sua viagem, nas reservas que precisa fazer e quando estiver lá na Itália. Dá para fazer uma viagem muito mais barata economizando muito.

Temperatura na Itália mês a mês

Resumindo, a Itália tem um clima muito variado entre o mediterrâneo e o clima continental. Veja, abaixo, o gráfico que mostra a temperatura máxima e mínima em cada mês do ano.

Temperatura na Itália mês a mês

O mar influencia bastante as temperaturas de verão à inverno. As cidades da Itália, por exemplo, podem ter invernos bastante rigorosos e verões muito quentes. Em relação à chuva ela pode atingir seu valor máximo no verão, havendo várias tempestades, e, por ser um país cortado por rios eles podem subir e causar um pequeno alagamento em algumas cidades. Mas, vale reforçar que independente da temperatura e do clima a Itália é um país muito bonito de se visitar em qualquer época do ano.

Inverno na Itália

Nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro a Itália tem seus meses de inverno, com as temperaturas variando de 2°C a 14°C. Nesta época é comum você ver geadas, nevoeiros e até neve. Os rios neste período também congelam e dificultam o deslocamento dos barcos, portanto tenha sempre em mente outros atrativos para caso ocorra algum imprevisto como o de não poder fazer os tours de barco na sua programação. Se você for viajar para lá no inverno lembre-se, ainda, de levar roupas de frio, pois lá você irá usá-las bastante e com muita frequência.

Inverno na Itália

Primavera e Outono na Itália

Em março, abril, maio, setembro, outubro e novembro o clima da Itália se torna mais agradável, as temperaturas não passam de 28°C e tem mínima de 10°C. Esta é uma das melhores épocas do ano para se viajar para a Itália, porque você consegue sentir um pouco de cada estação, indo de inverno a verão. Como o inverno por lá é muito frio e o verão é muito quente esses meses que ficam entre os dois tem o clima ideal e bem agradável para viajar para lá e conhecer bem seus lugares turísticos.

Primavera e Outono na Itália

Verão na Itália

E, em junho, julho e agosto, que são as época de férias e alta temporada, são os meses mais quentes do ano na Itália. A temperatura máxima atinge a faixa dos 27°C e a mínima de 16°C. Pra quem mora lá essa temperatura é bastante quente, mas nós brasileiros já estamos acostumados porque aqui no Brasil as cidades chegam a passar de 31°C boa parte do ano. Mesmo assim, os meses de julho e agosto tem um clima muito quente e a temperatura muito alta, com sol forte o dia todo. Como a maioria dos passeios na Itália são a céu aberto se prepare para andar bastante, tome muita água e tente acordar bem cedo para aproveitar os lugares enquanto o sol é mais fraco e não tem fila. Quando o sol começar a apertar e os pontos turísticos encherem você já terá terminado seu passeio e poderá aproveitar para almoçar em um restaurante com um bom ar condicionado para se recuperar para o resto do dia.

Verão na Itália

Seguro viagem obrigatório para Itália e Europa

Uma dica que reforçamos para todos que estão planejando ir à Itália é que não se esqueça que o Seguro Viagem é obrigatório para viajar para a Europa. Veja nossa matéria do Seguro obrigatório para Europa com tudo o que você precisa saber sobre ele e dicas imperdíveis para fazer um excelente seguro por um preço incrível.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Itália

Uma dica importante é que as cidades da Itália, alguns pontos turísticos e vinícolas são um pouco afastados e muitos turistas optam por alugar um carro para poder conhecer melhor todas as cidades e a Toscana. As estradas são lindas, você conhece várias cidades do interior e vilarejos, e pode fazer roteiros incríveis de carro como Roma, Milão, Veneza, Florença, Pisa e explorar bem a Toscana. Sem falar que com um carro você consegue fazer compras com mais facilidades e conhecer os pontos turísticos mais afastados. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Itália com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível com super comparadores de preços e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Seguro viagem obrigatório para Itália e Europa

Dica para usar o celular à vontade na Itália

Poder usar seu celular na Itália, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Inclusive para acompanhar a temperatura e o clima. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Roma, Florença, Veneza, Milão, Toscana e qualquer lugar da Itália.

Veja outras matérias da Itália:

O que fazer em Roma: Principais atrações, passeios e lugares da cidade.
Como levar dinheiro para Itália: Melhores formas de levar e comprar seus euros.
Guia da Toscana: Tudo o que você precisa saber sobre a Toscana.
Dicas para viajar de trem pela Itália: Dicas, melhores empresas e passagens baratas.

Postar um comentário

 
Top